quarta-feira, 17 de dezembro de 2008




A importância dos blogs para a info-literacia

Dia a dia cresce a importância dos blogs como vias informacionais de mão dupla entre desenvolvedores, que criam seus próprios espaços de expressão e criatividade, e os leitores, que se mantêm informados e exercitam seu senso crítico, podendo também compartilhar suas idéias e informações. Em todos os segmentos (empresarial, educacional, governamental, comunidades) os blogs têm despertado interesse como ferramentas de comunicação e aprendizado.
O espaço dos blogs é um terreno fértil para a interação social. Diversos temas podem ser abordados: discutem-se tendências, disseminam-se práticas, previnem-se crimes cibernéticos, aprimora-se a escrita, compartilha-se a fala das comunidades, exercita-se a palavra e a cidadania. Em última análise, os blogs relacionam-se ao pleno exercício da info-literacia crítica.
O uso e criação de blogs potencializa a competência informacional, ou seja, a mobilização de habilidades, conhecimentos e atitudes relacionados ao “domínio” do universo informacional. Estas ferramentas também contribuem para a criação de comunidades inteligentes, uma vez que, por sua própria dinâmica, conduzem à coesão social. Isso significa que podem proporcionar iguais condições de melhoria da qualidade de vida (saúde, educação, serviços sociais e cidadania) à população, pelo compartilhamento de idéias e informações, gerando real aprendizado significativo.