sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

TTT Information Literacy


Training The Trainers Information Literacy Report

Está disponível o Relatório Final das Oficinas realizadas em todo o mundo sobre a competência em informação, com o apoio da UNESCO e da IFLA, de autoria do Prof. Albert K. Boekhorst e do Prof. Forest Woody Horton. Acesso em: http://www.albertkb.nl/ no link TTT.

Trata-se de uma iniciativa mundial que busca congregar profissionais da informação em torno da apropriação do conceito de literacia da informação (information literacy) e promover ações relacionadas ao tema, desenvolvendo atividades em bibliotecas escolares, públicas, comunitárias e universitárias.

Participei do TTT Information Literacy que aconteceu em Quebec (2008).

O movimento em torno da Competência em Informação (ou literacia informacional, competência em informação) está em franca expansão em todo o mundo, especialmente nos países em desenvolvimento e países emergentes como o Brasil. Existe a necessidade de reunirmos esforços a fim de avançarmos no trabalho educacional e informacional das populações, especialmente nas áreas da competência informacional em saúde (health literacy), competência informacional financeira (financial literacy), a competência informacional em cultura (cultural literacy) e a educação continuada de homens e mulheres, especialmente diante da atual situação econômica que vivenciamos.

É papel dos bibliotecários, analistas de informação e documentalistas trabalhar como mediadores da informação e do conhecimento, atuando inclusive como educadores. Para tanto, torna-se necessário preparar-se.

Disseminar a cultura da informação e do conhecimento é essencial ao desenvolvimento sustentável das nações e populações.

Espero que muito em breve possamos realizar diversas oficinas no Brasil, com o apoio da FEBAB, CFB, CRBs e da IASL.

Campeãs e pioneiras da causa não faltam: Regina Belluzzo (UNESP/FEBAB), Bernadete Campello (UFMG), Maria Helena de Lima Hatschbach (INPI), Katharina Berg (IASL), Helena Pereira da Silva (UFBA), entre outras e outros pesquisadores e trabalhadores incansáveis.

Vamos fortalecer a rede nacional da competência em informação (literacia informacional) e a rede internacional (information literacy network) pois somente em conjunto a realização dos objetivos é possível.

e-mail: elisabeth.dudziak@gmail.com