terça-feira, 22 de setembro de 2009

Educação para a Competência em Informação Aplicada a Vários Contextos

Uma questão essencial com relação à prática educacional voltada à competência em informação diz respeito à sua aplicabilidade, não só aos ambientes formais de educação como são o ensino fundamental e médio e o ensino superior.

No decorrer dos anos, muitos foram os profissionais e pesquisadores que se dedicaram ao tema, principalmente no ambiente universitário. Mas e no âmvito profissional?Ainda há muito por refletir, planejar, implementar e avaliar.

O caminho mais eficiente se você profissional da informação que atua com público adulto e diferenciado, que apresenta demandas específicas de suas áreas de atuação é realizar um estudo preliminar de necessidades informacionais e comportamento de busca e uso da informação.

Estabelecento uma ligação entre o perfil pessoal, atividades do cotidiano profissional, metas, necessidades informacionais e acesso a ferramentas e recursos informacionais é possível obter um nortedador para a implentação de atividades educacionais informacionais. Enquetes, entrevistas, diálogos permitem colher informações relevantes para que a mudnaçca aconteça.

No Diretorio http://www.infolitglobal.info/directory/en/ há uma série de textos e materiais direcionados a ações específicas.

Além disso, para uma busca exploratória, convém implementar uma estratégia de busca no Google utilizando os seguintes descritos:

'medical information literacy' 'legal information literacy' psychology information literacy"

Também é possível estabelecer buscas sobre

Title: Information literacy as professional legitimation: The quest for professional jurisdiction. Lisa O'Connor. Journal:Library Review, 2009, Volume:58 Issue:4
Page:272 - 289

Outro artigo: Workplace experiences of information literacy
Christine Susan Bruce,

School of Information Systems, Faculty of Information Technology, Queensland University of Technology, Gardens Point Campus, 2 George Street, Brisbane, Qld 4000, Australia. Available online 30 April 1999.

Information Literacy in the Workplace. Information Outlook, Vol. 5, N0. 6, June 2001
Information Literacy in the Workplace. Julie N. Oman.

Outras dicas sobre information literacy on the workplace

http://information-literacy.blogspot.com/2009/04/workplace-information-literacy.html

http://www.alia.org.au/publishing/alj/54.4/full.text/kirton.barham.html

http://lis.sagepub.com/cgi/content/abstract/41/1/29