quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Encontrando contexto: o que os estudantes universitários americanos dizem sobre a condução de pesquisas na Era Digital?



F I N D I N G C O N T E X T: What Today’s College Students Say about Conducting Research in the Digital Age.



(By Alison J. HEAD, PH.D. and Michel B. EISENBERG, PH.D.)

PIL - PROJECT INFORMATION LITERACY PROGRESS REPORT
THE INFORMATION SCHOOL,
UNIVERSITY OF WASHINGTON RESEARCH SPONSORED BY A GIFT FROM PROQUEST.
FEBRUARY 4, 2009


Trata-se de um relatório dos resultados preliminares e análise dos debates realizados por onze grupos de estudantes do ensino superior em 7 campi nos Estados Unidos no Outono de 2008, como parte do Projeto de Competência em Informação (Information Literacy Project). Os dados qualitativos dos debates sugerem que a realização da pesquisa é particularmente desafiadora: por que os estudantes procastinam as pesquisas ou utilizam a Wikipedia? Os maiores desafios para os alunos parecem estar relacionados à incapacidade percebida para encontrar os materiais desejados. Os estudantes buscam "contextos", como parte do processo de pesquisa. Uma tipologia preliminar dos contextos de investigação foi desenvolvida e apresentada. Encontrar contextos para o "backgrounding" relacionados aos temas e para descobrir como atravessar as "paisagens" de informação complexa, pode ser a parte mais difícil
do processo de investigação. Os resultados também sugerem que os alunos criam métodos eficazes para realizar a investigação através de caminhos tradicionais, como o uso de bibliotecas e o aprendizado autônomo, realizado a partir de soluções alternativas, tais como o uso da Wikipedia.

"... não importa onde os alunos estão matriculados, não importa que recursos de informação possam ter à sua disposição, e não importa quanto tempo eles têm, a abundância de tecnologia da informação e da proliferação de recursos de informação digital fazem com que conduzam as pesquisas a um terreno paradoxal: a investigação parece a ser muito mais difícil de conduzir na era digital do que em épocas anteriores.

Um PDF do Relatório Parcial e um vídeo sobre os grupos de pesquisa estão disponíveis no site do Projeto: http://www.projectinfolit.org/