quinta-feira, 24 de março de 2011

Competência em informação no contexto da Biblioteca Escolar

Um dos maiores desafios para os bibliotecários brasileiros é, e tem sido há muito tempo, dinamizar a atuação da Biblioteca Escolar e do bibliotecário na Escola.

Não se desconhece a situação desfavorável da Educação no Brasil. Tampouco o é a situação da Biblioteca Escolar no país. Entretanto, as ações em prol do objetivo maior que é a Educação já estão em andamento nas Bibliotecas Escolares: potencializar a pesquisa como atividade escolar, auxiliar na alfabetização, transformar a leitura em um hábito, promover a redação e fomentar a cultura da informação são atividades que podem e devem ser desenvolvidas no âmbito escolar em parceria com os professores, a diretoria e os próprios alunos.

O Governo Federal tem sinalizado um direcionamento ao reconhecimento e fortalecimento do papel da Biblioteca na Educação a partir de leis e portarias.

É nossa responsabilidade potencializar estas ações e transformá-las em processos sistêmicos e amplamente disseminados e apropriados.

Assista a esta apresentação e ajude-nos a refletir sobre a importância da Competência em Informação na Biblioteca Escolar e na Escola como um todo.