quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Competência Informacional e Midiática - Indicadores UNESCO

Enquanto procuramos consolidar uma visão nacional sobre a Competência em Informação, como ocorreu no último CBBD, com a Declaração de Maceió, na instância internacional a integração entre a competência em informação e a competência midiática está se consolidando.

A UNESCO tem dedicado especial atenção ao tema da Competência Midiática e Informacional. 




As pesquisas e ações educacionais voltadas à construção da competência informacional e midiática encontram-se bastante adiantadas em países centrais como os Estados Unidos, Reino Unido e Austrália. Na América Latina e, particularmente no Brasil, este tipo de mobilização e oferta de serviços ainda é pequena. Há necessidade de produzir conteúdos próprios e contextualizados, com a utilização de recursos tecnológicos avançados, que sejam úteis e estejam disponíveis ao estudante onde quer que esteja.

A competência info-midiática é formada pela fusão de dois conceitos complementares: a competência informacional e a competência midiática:

A competência informacional refere-se à mobilização de conhecimentos, habilidades e atitudes relacionadas ao universo informacional, incluindo a capacidade de leitura e escrita, busca e uso da informação, organização e manipulação de dados visando a produção de novas informações e conhecimentos, sua disseminação e preservação visando reuso futuro.

A competência midiática resulta da convergência de conhecimentos, habilidades e atitudes mobilizados em relação ao uso e compreensão dos meios e processos de comunicação de massa, que ocorre em estados avançados de desenvolvimento da sociedade. 

Enquanto a teoria avança em resposta às perguntas não respondidas pela prática, e pelas  políticas, aos profissionais da informação compete desenvolver maior conscientização sobre 'para onde caminhamos' e o que 'devemos levar conosco' nesta trajetória. A ação somente pode ser iniciada a partir da reflexão e compreensão de conceitos e fenômenos.

REFERÊNCIA

DUDZIAK, E.A.  Competência informacional e midiática no ensino superior: desafios e propostas para o Brasil. Prisma, Revista de Ciências e Tecnologias de Informação e Comunicação, n. 13, 2010. Disponível em: http://revistas.ua.pt//index.php/prismacom/article/viewFile/793/728 Acesso em 23 ago. 2011.