quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Conceptualización y perspectivas de la alfabetización informacional en Iberoamérica: un estudio Delphi. (Spanish)

Trata-se de pesquisa pioneira no contexto latino-americano no campo da competência em informação, que apresenta a visão de um grupo qualificado de especialistas sobre o conceito e suas dimensões de interação com a competência digital (informática), comunicação social, cultural, etc.

Os pesquisadores utilizaram o método Delphi aplicado a 52 especialistas de 14 países latino-americanos (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Espanha, México, Portugal, Panamá, Peru, Uruguai e Venezuela). Nesta fase inicial, 42 especialistas responderam um conjunto de 20 perguntas sobre o assunto.

Resultados. Segundo os autores, é evidente que há uma conceituação bastante homogênea de especialistas sobre o escopo da competência em informação e as inter-relações com a competência digital. No entanto, a correlação entre mídia e os letramentos culturais geram diferentes abordagens.

Conclusões. A competência em informação (Letramento/ Alfabetização/Literacia da informação) como um paradigma teórico-conceitual e metodológico tem evoluído consideravelmente no contexto da América Latina na última década. No entanto, ainda há uma certa imaturidade e falta de interação e impacto necessários para sua implementação em diferentes contextos e ambientes de aprendizagem, especialmente nos domínios da educação fundamental e ensino médio. Essa reflexão coletiva ajuda a amadurecer o conceito e as perspectivas da competência da informação no continente latinoamericano.

PONJUÁN, Gloria; PINTO, María; URIBE-TIRADO, Alejandro. Conceptualización y perspectivas de la alfabetización informacional en Iberoamérica: un estudio Delphi. Information Research, v.20, n.3, Sept. 2015. Disponível em: http://www.informationr.net/ir/20-3/paper680.html#.VjH_RHfT_8c


A revista Information Research está disponível em acesso aberto.