terça-feira, 1 de novembro de 2016

Conversando sobre a "Competência Informacional e Midiática"


O evento, organizado pela FEBAB, conta com a participação das professoras Valéria Valls e Regina Fazioli. 

Acompanhando a Global MIL Week 2016 que acontece em São Paulo - Brasil esta semana, a intenção do evento "Conversando sobre a Competência Informacional e Midiática" é fomentar as discussões em torno do conceito e das práticas associadas à alfabetização midiática e informacional que visa o desenvolvimento de competências info-midiáticas. 


Creio que algumas questões surgem de imediato e seria interessante tratá-las no evento: 

a) Independente da tradução da expressão Mídia and Information Literacy (MIL), qual é a sua definição para a MIL?  

b) Considerando a importância da alfabetização em geral, qual é a diferença entre desenvolver a competência em informação e desenvolver a competência em mídia?  

c) Como docente e profissional e, tomando por base a publicação da Unesco "Alfabetização midiática e informacional - Currículo para formação de professores" da Unesco, 2013. (http://unesdoc.unesco.org/images/0022/002204/220418por.pdf ), comente livremente as observações abaixo:

c.1) Segundo a publicação, "O fortalecimento da AMI entre os alunos requer que os próprios professores sejam alfabetizados em mídia e informação" .Qual é a sua percepção sobre os professores em geral no Brasil? Eles podem se considerar competentes em mídia e informação? Por que? E os bibliotecários?

c.2) Qual é a sua percepção sobre o Currículo atual dos cursos de graduação e pós-graduação da área de Biblioteconomia e Ciência da Informação no Brasil? Eles já estão conseguindo incorporar a AMI à formação dos profissionais bibliotecários? Por que?

c.3) A parte 2 da publicação da Unesco apresenta a descrição de uma série de atividades de aprendizagem voltadas ao desenvolvimento da competência info-midiática. Como docente / bibliotecário educador você já realizou alguma dessas atividades? Qual é a sua percepção sobre essas atividades?

d) Considerando a realização da MIL Week 2016 em São Paulo  na USP/Escola de Comunicações e Artes - ECA - Coordenação do Departamento de Cinema, Rádio, Televisão - CTR) e sua Programação, qual é a sua percepção sobre a participação dos bibliotecários? 

e) Há uma tendência geral de midiatização da sociedade. Desta forma, não seria mais adequado utilizar apenas a expressão "mídia literacy" e deixar por conta dos jornalistas, cineastas e dos profissionais de audiovisual o desenvolvimento da competência informacional e midiática?  Justifique sua opinião. 

Bem, creio que estas perguntas podem ser interessantes para a discussão no evento. 

Nos vemos lá, 

um abraço, 

Elisabeth Dudziak