sexta-feira, 24 de abril de 2009

E-competencias para o século 21: promovendo a competitividade, o crescimento e os empregos


E-Skills for the 21st Century
Fostering Competitiveness, Growth and Jobs

Este é a mais recente iniciativa da European Commission Enterprise and Industry. Trata-se da E-Skills Week, um evento envolvendo vários públicos que têm interesse na promoção das competências digitais.

Multi-stakeholder partnerships on e-skills (including best practices)
• European e-competence framework http://www.ecompetences.eu
• Quality criteria for e-skills industry-based training and certifications
• European e-skills and career portal http://eskills.eun.org
• European e-competence curriculum development guidelines
• Promoting appropriate financial and fiscal incentives
• E-Learning exchange mechanisms and Network of Living Labs
• Monitoring Supply and Demand and developing foresight scenarios
• EU e-Skills Week: Promotion and awareness raising
• Evaluation and reporting

Um dos aspectos principais da geração atual de jovens estudantes se refere ao desenvolvimento de multi-tarefas. Mesmo entre aqueles profissionais em pleno exercício de suas atividades, as multi-tarefas são uma realidade. Este novo perfil pessoal e profissional reforça a necessidade de adotar uma perspectiva sócio-construtivista de formação e de educação continuada. Alguns outros aspectos a serem reforçados são:
1. Resiliência
2. Criatividade
3. Curiosidade
4. Abertura à mudança e ao aprendizado
5. Consciência estratégica
6. Significado e relevância

Estes aspectos, quando bem trabalhados, contribuem para a felicidade e sucesso pessoal e profissional na sociedade atual. Acrescentaria mais alguns aspectos que julgo importantes: 7. Equilíbrio e 8. Consciência ambiental, dois quesitos que contribuem decisivamente para o desenvolvimento sustentável individual e coletivo.

Seguindo este raciocínio, torna-se essencial promover a mudança também na biblioteca, de forma a incorporar o conceito de multi-tarefas, multi-atores e multi-serviços, reforçando o conceito de ecossistemas bibliotecários ou mesmo dos centros de informação e aprendizagem. Tais mudanças demandam visão prospectiva e entendimento do valor da organização bibliotecária como aglutinadora de pessoas e promotora de mudanças sociais e culturais. A information literacy (competência em informação) representa esta mudança de paradigmas. Vivenciamos uma realidade complexa, em que se destacam os multi-níveis de atividade, o direcionamento à ação e aos resultados. O sentimento de dinamismo e volatividade das ações na verdade converge para a importância da participação de vários atores. Mais vale agora lançar idéias e projetos a serem melhorados pelo uso coletivo, que trabalhar isolado para entregar produtos prontos. Bibliotecário: de que forma você trabalha? Reflita sobre suas competências.

Saiba mais sobre este e outros assuntos relacionados às competências em: http://www.flacso.edu.mx/competencias/index.php?option=com_mojo&Itemid=25