sexta-feira, 19 de junho de 2009

Mobile Libraries IPhone


Acesso a Coleções Digitais via Dispositivos Móveis - IPhone
Entendendo a Competência em Informação como o Domínio do Universo Informacional, não podemos deixar de lado as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).

Um dos pontos importantes da competência informacional (information literacy) é incorporar as facilidades, práticas e ferramentas relativas à vivência em ambientes informacionais digitais e virtuais.

Parte do esforço que bibliotecários, documentalistas e analistas de informação precisam fazer é apropriar-se das TICs a fim de potencializar tanto o acesso quanto a produção e disseminação de informações, bem como o compartilhamento de experiências (gestão de conhecimento).

As iniciativas internacionais demonstram que, diariamente, os profissionais da informação em todo o mundo apropriam-se de novas ferramentas e criam novas realidades informacionais impressionantes. Aquilo que pensávamos estar distante, subitamente nos é explicitamente exposto como situação consolidada.

As fronteiras do conhecimento e da realização humana são constantemente superadas, deixando em todos nós uma sensação de evolução positiva da sociedade, ainda que estejamos plenamente conscientes dos problemas existentes (agressões ao meio ambiente, falta de sustentabilidade social, ambiental, econômica, cultural, política, etc.).

Mesmo assim, é fascinante deparar-se com facilidades já implementadas, por exemplo, na Duke University Libraries que abre a possibilidade de acesso às coleções digitais via dispositivos móveis (celulares).

A inovação em sistemas de informação (bibliotecas, centros de informação e escolas de biblioteconomia) ainda precisa ser melhor trabalhada no Brasil. Assista ao vídeo abaixo e depois confira um pouco mais destas novas facilidades nos blogs e links que discutem este tema.



Duke Libraries Magazine - >http://library.duke.edu/magazine/2009/04/mobile-library/

IPhone News for Libraries - http://stephenslighthouse.sirsidynix.com/archives/2009/04/iphone_news_for.html

Blog Mobile Libraries - http://mobile-libraries.blogspot.com/2009/06/library-digital-collections-theres-app.html

International Children’s Digital Library goes iPhone - http://www.intomobile.com/2008/11/22/international-childrens-digital-library-goes-iphone.html