terça-feira, 20 de setembro de 2016

Competência Informacional e Midiática para as Metas do Desenvolvimento Sustentável


Como desenvolver a competência informacional e midiática visando o desenvolvimento sustentável? Esta é a pergunta que a recente publicação intitulada Media and Information Literacy for the Sustainable Development Goals - MILID Yearbook 2015 - busca responder. 

A publicação foi editada pela International Clearinghouse on Children, Youth and Media NORDICOM - University of Gothenburg. 

As palavras de Getachew Engida, diretor-geral adjunto da UNESCO esclarecem a intenção de adotar uma perspectiva mais pragmática e interdisciplinar para os temas. Segue tradução livre. 

"Conforme nos movemos em torno das "sociedades de conhecimento", o acesso oportuno, relevante e útil à informação de qualidade, incluindo a informação sobre o desenvolvimento, é fundamental para a tomada de decisões informadas e para melhorar a vida das pessoas.

A convergência das novas tecnologias de comunicação com a mídia, a ascensão da Internet e das mídias sociais, bem como o crescente uso de computadores e dispositivos móveis aumentaram as promessas de multiplicação da informação e dos meios de comunicação. Isso abre novos horizontes para cada mulher e cada homem - atores e beneficiários de desenvolvimento sustentável - para que possam exercer seus direitos à liberdade de opinião, de expressão e acesso à informação.

No entanto, para usufruir desses benefícios, cada cidadão precisa ser equipado com dispositivos adequados e conectividade acessível. Sem isso, o fosso entre ricos e pobres em informação vai continuar a crescer - contribuindo para as lacunas de desenvolvimento que seriam insustentáveis.

É preciso incentivar a criação e a adoção de políticas para superar os obstáculos para o desenvolvimento inclusivo. Informação e mídia são o carro-chefe do nosso trabalho.[..] todo mundo precisa das competências necessárias para aceder, avaliar criticamente, interagir e produzir informações úteis, oportunas e relevantes. Para isso, os indivíduos devem ser alfabetizados em mídia e em informação. 

A UNESCO se aproxima da Media and Information Literacy (MIL) ( ou Alfabetização em Mídia e Informação (AMI) - ou Competência Informacional e Midiática (CIM)) como um conceito composto, reflectindo a simbiose entre a informação e os meios de comunicação gerados pelas novas tecnologias. A MIL cobre uma gama de competências - de encontrar e avaliar a credibilidade da informação on-line, como reagir às tentativas de moldar as identidades dos jovens pelos meios de comunicação social e publicidade. A MIL engloba também o conhecimento sobre a importância do direito à privacidade na era digital, bem como as interações com o programa de rádio, etiqueta on-line e respeito intercultural. 

Neste contexto, a primeira edição do Anuário MILID foi publicado em 2013 com o tema “Media and Information Literacy and Intercultural Dialogue (Alfabetização em Mídia e Informação e Diálogo Intercultural). A edição de 2014 do anuário foi sobre "Global Citizenship in a Digital World." (Cidadania Global em um Mundo Digital). 

A presente edição tem um tema oportuno e altamente relevante - "Media and Information Literacy for the Sustainable Development Goals" (Alfabetização em Mídia e Informação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). O conteúdo do anuário foi organizado em cinco seções, para apresentar 31 artigos cuidadosamente escolhidos e editados sobre a educação, o desenvolvimento sustentável, a liberdade de expressão, o diálogo inter-religioso e intercultural, a mídia e outros fornecedores de informação, igualdade de gênero, as pessoas com deficiência, diversidade linguística, meio ambiente, saúde e agricultura. 

1 -Sustainable Development through Teaching and Learning
2 - Media Organizations, Information Providers, and Freedom of Expression
3 - Linguistic Diversity and Intercultural Dialogue
4 - Gender Equality and Persons with Disabilities 
5 - Advancing Knowledge Societies: Environment, Health and Agriculture 

Eu vejo este anuário como uma referência para todos os que estão interessados ​​em promover a MIL através das fronteiras como uma ferramenta para  o desenvolvimento aberto e inclusivo.

A UNESCO está trabalhando consistentemente para promover a MIL e capacitar as pessoas com competências para sobreviver e prosperar neste mundo altamente complexo. Nós preparamos um kit de ferramentas MIL (incluindo Currículo MIL para professores, quadro de avaliação global MIL, Política de MIL e Diretrizes Estratégicas) para as partes interessadas. 

Nós iniciamos o Programa Rede UNESCO-UNAOC MILID Universidade UNITWIN  para promover o ensino e a pesquisa nos meios de comunicação e literacia da informação. Iniciamos a Aliança Global para as Parcerias em mídia e informação, que está ganhando terreno em diferentes regiões do mundo. Foram lançados quatro capítulos regionais. Redes MIL em nível nacional também estão sendo apoiadas pela UNESCO. A Rede MIL da Universidade da India (MILUNI), é um exemplo.

Os resultados estão se tornando visíveis de dia para dia. É nossa firme convicção de que a MIL pode contribuir para o progresso dos indivíduos e sociedades pelo desenvolvimento necessário de conhecimentos, habilidades, atitudes e confiança entre crianças, jovens, mulheres e homens, idosos e pessoas com deficiência. O maior recurso de qualquer país é a engenhosidade humana e criatividade.

A MIL pode ajudar a garantir a igualdade de condições para todos. Espero sinceramente que o MILID Yearbook 2015 dê o seu contributo nesse sentido. Parabenizo todos os contribuidores e os parceiros que nos ajudaram a montar esse recurso de conhecimento. "

Para saber mais, consulte: