segunda-feira, 18 de maio de 2009

JISC - Joint Information Systems Committee


A JISC ( http://www.jisc.ac.uk/ ) é uma instituição de liderança classe mundial com sede no Reino Unido e formada por pesquisadores que têm por objetivo dar suporte às ações educacionais e de pesquisa, a partir da inovaçãoo no uso das tecnologias de informação e comunicação. Atua nas seguintes frentes:

. Acesso a recursos electronicos
. Novos ambientes de aprendizagem, ensino e pesquisa
. Orientação sobre mudanças institucionais
. Assessoria e serviços de consultoria

Mantém mais de 200 projetos em 15 programas, além de 50 serviços que fornecem espertise, aconselhamento, recursos e guias na área da educação. Programas pedagógicos para a educação a distância, educação superior em um mundo web 2.0, repositórios, livre acesso à informação, etc.

Segundo a JISC, as aplicações Web 2.0 oferecem oportunidades para o uso do acervo da biblioteca na aprendizagem, ensino e pesquisa, a partir de novas formas. Estas facilidades permitem aos usuários que integrem os recursos de biblioteca digital no âmbito da Web, a partir de ambientes de sua escolha, personalizando-os e compartilhando-os.

Explorar estas oportunidades é um dos maiores desafios das bibliotecas nos dias de hoje.

O modelo TILE (figura 1) define o domínio da biblioteca em termos das interações dentro e entre os três reinos:



A Corporação: organizações envolvidas na administração dos ativos de conhecimento. Sociedades Anônimas no domínio da biblioteca incluem todas as universidades, alguns JISC serviços, bibliotecas nacionais e editores.

O Canal: um meio de proporcionar ativos de conhecimentos aos clientes, não necessariamente restritos aos clientes de uma determinada Corporação. Canais dentro deste modelo incluim locais públicos de acesso aos catálogos on-line (OPACs), serviços conjuntos web, tais como Amazon e Google Acadêmico.

O Cliente: um indivíduo (estudante, pesquisador, bibliotecário, a empresa ou comunidade parceira) com acesso ao ambiente informacional (bibliotecas, ambientes virtuais aprendizagem (AVAs), repositórios e de toda a web), no contexto dos fluxos academicamente motivados.