quinta-feira, 18 de março de 2010

Delicious - comparando termos e novas postagens sobre "information literacy" ou "competência informacional"

O Del.icio.us é um site que oferece um serviço on-line que permite que você adicione e pesquise bookmarks (favoritos) sobre qualquer assunto. Mais do que um mecanismo de buscas para encontrar o que quiser na web, é uma ferramenta para arquivar e catalogar seus sites preferidos para que você possa acessá-los de qualquer lugar. As pessoas inscritas compartilham suas listas de favoritos com os membros da rede.

Observe a interessante comparação entre resultados obtidos a partir do uso de diferentes expressões de busca:

"information literacy" (23.702 resultados), "competência informacional" (84 resultados), "alfabetización informacional" (301 resultados), "literacia da informação" (49 resultados), e "maîtrise_de_l'information" (340 resultados)

Os gráficos também revelam a evolução do uso destas expressões. Clique sobre a imagem para ter acesso aos resultados atualizados.

"information literacy"

"competência informacional"

"alfabetizacion informacional"

"literacia da informação"

"maîtrise_de_l'information"


A pesquisa limita-se aos Favoritos compartilhados pelos membros da Rede, mas fornece um panorama da terminologia adotada em diferentes países e línguas (inglês, espanhol, francês e português - do Brasil e de Portugal, onde a expressão literacia da informação é mais utilizada).

O Delicious é, sem dúvida, uma ferramenta útil na realização e compartilhamento de pesquisas sobre qualquer assunto. Aproveite para atualizar sua lista de favoritos. Fica a pergunta: você já faz parte desta rede social?