quinta-feira, 24 de junho de 2010

Research ID - Você está preparado para ser um número?



Credit: J. Newfield / Science

A identificação de pesquisadores por meio de números tem sido apontada como solução para os problemas da falta de padronização de autores e existência de homônimos, o que tem afetado diretamente as pesquisas bibliométricas e cientométricas, com real impacto na mensuração da produtividade científica.

Lançado oficialmente em janeiro de 2008 pela Thomson Reuters, o ResearchID é considerada uma iniciativa pioneira na identificação de pesquisadores em nível mundial. Pensemos, por exemplo, nos nomes chineses transliterados dos caracteres originais a partir do Pinyin system...que, inequivocamente, apresenta reduções e simplificações. O mesmo ocorre com nomes japoneses e coreanos...E quanto aos inúmeros Smiths e Silvas?

Muitos países já desenvolveram identificadores nacionais, o que vem sendo utilizado também na maioria dos Repositórios Institucionais o Digital Author Identifier (DAI).

Outros sistemas como o ContributorID e a numeração adotada pelo SCOPUS traduzem a tendência mundial de identificação numérica.

Mas, se por um lado é possível observar benefícios, de outro lado é preciso considerar as questões algorítmicas e quem detém os números que determinam a identificação. Acima de tudo, está a percepção de que o pesquisador é, de hoje em diante, um número...

Elisabeth Adriana Dudziak - ResearchID: C-1640-2010




Para aprofundar esta reflexão, acesse o artigo na íntegra:

ENSERINK, Martin. Scientific publishing: Are You Ready to Become a Number?
Life could be a lot easier if every scientist had a unique identification number. The question is: Who should provide them? Science, 27 March 2009:
Vol. 323. no. 5922, pp. 1662 - 1664
DOI: 10.1126/science.323.5922.1662