segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Competência em Informação

A opinião dos profissionais bibliotecários

Ao longo de nossas trajetórias profissionais, observamos e somos observados por usuários, clientes, diretores, supervisores, colaboradores e colegas. Entre aqueles que, como nós, se dedicam ao ofício da Informação, certamente que percebemos a sintonia do Bem em sua plenitude, pois transparece o desejo de realizar um bom trabalho, sem medir esforços. Mas não é só isso...há também um sentimento qualquer de inconformismo, de 'desobediência' em relação ao lugar comum, ao 'fazer pouco'...Estes profissionais da informação formam um grupo com um Quelque chose ('algo'), a certain je ne sais quoi (um certo não sei o quê)...que faz toda a diferença.

É por estas pessoas que vale a pena continuar...lançando brotos e fincando raízes.



Aproveitando a abertura de uma nova turma no curso de EaD da FEBAB (http://www.febab.org.br ) e a Oficina Presencial que deve acontecer durante o SNBU ( http://www.snbu2010.br ), em outubro, no Rio de Janeiro, compartilhem comigo alguns depoimentos de colegas que também estão em busca da Competência em Informação.



Luciana Máximo
UNESP - Guaratinguetá - SP
Diretora do Serviço Técnico de Biblioteca e Documentação

"Trabalho na Biblioteca da UNESP- Faculdade de Engenharia, no Campus de Guaratinguetá há 28 anos, onde comecei como estagiária e atualmente estou na direção do Serviço Técnico de Biblioteca e Documentação, onde sou muito feliz! É uma Biblioteca que atende aos alunos de Graduação, Pós-graduação, Especialização, Ensino médio profissionalizante, UNATI, Docentes, Funcionários, Bibliotecas da Rede Unesp e extra-Unesp, e a comunidade em geral num horário ininterrupto de segunda a sexta-feira das 8h as 22h e sábado das 8h às 22h. A construção e reforma das bibliotecas da Rede Unesp aliado aos investimentos em treinamento dos Recursos Humanos, acervo e uso de novas tecnologias, a nova filosofia de trabalho e a captação de recursos junto a instituições de apoio à pesquisa, como por exemplo à FAPESP e o Programa Teia do Saber possibilitaram expressiva melhoria da qualidade dos produtos e serviços oferecidos pela Biblioteca. Considerando a diversificação das atividades biblioteconômicas relacionadas ao gerenciamento e operacionalização de diferentes processos administrativos e técnicos para o provimento de serviços e produtos informacionais oferecidos à comunidade e o grande número de usuários que atendemos, acho importante buscar atualização profissional e ter consciência da importância da mudança de nossos modelos mentais para saber e poder atuar na liderança social e educacional, buscando rever nossas atitudes no dia a dia, através da harmonia nos
relacionamentos e adaptação às mudanças e inovações para ajustar-se a estes novos tempos."



Adriana Aparecida de Oliveira
Bibliotecária / Documentalista
Coordenadora do CDC - Biblioteca Universitária
Universidade Federal de Juiz de Fora - MG

"Em 2009 tomei conhecimento do curso a distância oferecido pela FEBAB “Competência em Informação para Bibliotecários”. Já havia lido sobre o tema, assisti palestras em eventos, mas a vontade de aprofundar o conhecimento sobre o assunto, mesmo sem contar com disponibilidade de tempo naquele momento, me levou a aproveitar a oportunidade e efetuei a inscrição.
O curso me proporcionou uma visão ampla sobre o assunto, com excelente bibliografia para aprofundamento do tema. O material utilizado foi muito bem elaborado, com indicação para leitura de artigos, teses e vídeos que enriqueceram substancialmente o conteúdo. Realmente, neste curso, o fórum era a nossa sala de aula, onde todos participavam e ainda aconteciam os chats previamente agendados, que eram momentos importantes de contato com colegas e a instrutora, além da troca de informações.
Para mim, o grande diferencial do tema abordado no curso foi encontrar um conteúdo essencial e totalmente aplicável ao dia-a-dia das rotinas e serviços prestados por profissionais da informação.
Sim, me identifiquei muito e fiquei bastante motivada com o novo conhecimento adquirido. De modo que, decidi estender esta oportunidade de conhecimento aos bibliotecários da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF, convidando a profa. Elisabeth Dudziak a ministrar o Workshop Training The Trainers in Information Literacy - in company, com carga horária de 24 horas/aula, dentro do programa de Capacitação da Pró-Reitoria de Recursos Humanos.
O curso presencial na UFJF aconteceu em abril de 2010 e novamente tive oportunidade de participar do mesmo. A princípio, pensei que não seria interessante participar do curso presencial, pois haveria muita duplicidade de informações, uma vez que já havia participado do mesmo à distância. Presencialmente, achei fundamental a interação com os demais colegas, o que deu um foco mais dinâmico e o conteúdo se adequou às características e necessidades da nossa equipe de trabalho. A avaliação do curso, realizada pelos participantes, foi muito positiva. Turma_UFJF_2010:


Em minha opinião, o curso à distância e o presencial se complementaram. Na modalidade à distância, tive mais tempo para estudar o material, ler a bibliografia recomendada, absorver, descobrir, me identificar com as informações recebidas, realizar as atividades propostas, trocar informações e conhecer a experiência da instrutora e colegas de outras instituições. No curso presencial, como já disse, a interação com a equipe de trabalho da minha instituição e a adequação do conteúdo às ossas expectativas e necessidades, foram o diferencial. Ambos provocaram em mim, com mais afinco, o empenho em aprender a aprender, aprender ao longo da vida em busca da competência informacional. Para quem tiver a oportunidade, recomendo as duas modalidades: à distância e presencial!"




Claudia Stocker
Bibliotecária - Especialista em Gestão da Informação - UNIT
Diretora da Biblioteca Pública Infantil Aglaé Fontes de Alencar – Aracaju - SE
Presidente da Associação dos Bibliotecários de Sergipe
Membro do Comitê Sergipano do Proler

“O Curso de EaD da FEBAB sobre Competência em Informação foi excelente! Por ter sido a primeira vez que participei de curso on-line, me surpreendi. Achei muito prático e dinâmico ao mesmo tempo, sem problemas. Vale a pena mesmo! Esperamos contar com outros cursos e este, de competência em informação, que seja aberto mais turmas, pois fiz uma propaganda enorme sobre ele e já tem pessoas interessadas em fazer.”