quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Transliteracia ou "como os novos livros modificam a prática da leitura"

É interessante notar como a inovação e a tecnologia têm influenciado a apropriação que fazemos da informação. Hoje, não apenas temos acesso a novas fontes e ferramentas de informação mas vemos, dia a dia, alterados os nossos padrões de comportamento informacional e comunicacional.

O fenômeno da transliteracia tem tudo a ver com isso.

A transliteracia ocorre quando o indivíduo torna-se capaz de de ler, escrever e interagir em uma variedade de plataformas, ferramentas e meios de comunicação (oral, escrita, TV, imprensa, rádio, cinema, redes sociais digitais). Segundo a Wikipedia, o significado moderno do termo é uma combinação de alfabetização com o prefixo trans -, o que significa "através, por meio de". Portanto, uma pessoa transliterata é aquela que é alfabetizada em múltiplas mídias.



A leitura tem tudo para se tornar um evento desta natureza.

O hábito da leitura certamente será modificado pelos novos modelos de livros... ou seria o contrário?

The Future of the Book. from IDEO on Vimeo.


Os e-books e os novos suportes são, definitivamente, fatos portadores de futuro. Novos modos de "ler" o mundo das letras adetram o universo das bibliotecas. O vídeo "The Future of the Book" explica um pouco isso.

O profissional da informação hoje vive e trabalha em distintos séculos informacionais: o século XIX, XX, XXI... carrega consigo bagagens culturais e tecnológicas variadas, agregando quase que diariamente novos pacotes, maletas, sacolas e pastas informacionais e tecnológicas, necessários ao desempenho natural de suas atividades.

Neste contexto mutante e mutável, a competência em informação também se modifica e é preciso perceber o quanto é importante continuar caminhando para "dominar" minimamente o universo da informação. É preciso manter-se atualizado. Mas isso demanda tempo e trabalho, além de um espírito incansável e aberto.

Paralelamente, vemos crescer o número de estudos sobre a competência em informação (information literacy) e os fenômenos trans.

Com a leitura parece acontecer o mesmo: a leitura tornou-se transmidiática e transinformacional, relações cruzadas (mútuas) podem determinar diferentes níveis e instâncias de percepção e compreensão de distintas realidades, construindo uma linha tênue entre a ordem e o caos.

Há quem afirme que a "...transliteracy is the bridge between isolated spheres of information literacy"

Saiba mais em:

The Transliteracy Research Group (TRG): http://www.transliteracy.com

Discuta esse assunto em: http://transliteracy.ning.com/