O fenômeno da transliteracia tem tudo a ver com isso.
A transliteracia ocorre quando o indivíduo torna-se capaz de de ler, escrever e interagir em uma variedade de plataformas, ferramentas e meios de comunicação (oral, escrita, TV, imprensa, rádio, cinema, redes sociais digitais). Segundo a Wikipedia, o significado moderno do termo é uma combinação de alfabetização com o prefixo trans -, o que significa "através, por meio de". Portanto, uma pessoa transliterata é aquela que é alfabetizada em múltiplas mídias.
A leitura tem tudo para se tornar um evento desta natureza.
O hábito da leitura certamente será modificado pelos novos modelos de livros... ou seria o contrário?
The Future of the Book. from IDEO on Vimeo.
Os e-books e os novos suportes são, definitivamente, fatos portadores de futuro. Novos modos de "ler" o mundo das letras adetram o universo das bibliotecas. O vídeo "The Future of the Book" explica um pouco isso.
O profissional da informação hoje vive e trabalha em distintos séculos informacionais: o século XIX, XX, XXI... carrega consigo bagagens culturais e tecnológicas variadas, agregando quase que diariamente novos pacotes, maletas, sacolas e pastas informacionais e tecnológicas, necessários ao desempenho natural de suas atividades.
Neste contexto mutante e mutável, a competência em informação também se modifica e é preciso perceber o quanto é importante continuar caminhando para "dominar" minimamente o universo da informação. É preciso manter-se atualizado. Mas isso demanda tempo e trabalho, além de um espírito incansável e aberto.
Paralelamente, vemos crescer o número de estudos sobre a competência em informação (information literacy) e os fenômenos trans.
Com a leitura parece acontecer o mesmo: a leitura tornou-se transmidiática e transinformacional, relações cruzadas (mútuas) podem determinar diferentes níveis e instâncias de percepção e compreensão de distintas realidades, construindo uma linha tênue entre a ordem e o caos.
Há quem afirme que a "...transliteracy is the bridge between isolated spheres of information literacy"
Saiba mais em:
The Transliteracy Research Group (TRG): http://www.transliteracy.com
Discuta esse assunto em: http://transliteracy.ning.com/