quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Antecipando competências informacionais - novos fluxos na comunicação científica

Em seu discurso de abertura da 5a. Conferência de Publicação Acadêmica na Europa (Pesquisadores, Bibliotecários e Editores), que aconteceu em 2010, o professor Michael Mabe (CEO, da Associação Internacional de Editores) destacou o movimento de transição do impresso ao digital que está em curso e que trouxe a questão dos direitos autorais para o centro dos debates. Exemplo disso é o Google Books e como ele também tem contribuído para o vigoroso debate sobre a questão do acesso livre à literatura científica e os esforços envidados para encontrar uma solução sustentável.

Em janeiro de 2011, acontecerá a 6a. edição da Conferência, prometendo novidades e sinalizando novas mudanças nos paradigmas informacionais. Antecipar tendências passou a fazer parte de nossas preocupações como profissionais da informação.
http://www.ape2011.eu/html/full_programm_2.html

De momento, compartilhemos esta apresentação da Elsevier sobre tendências e produtos inovadores na seara da comunicação científica. Particularmente, é interessante observar o formato da apresentação e o diagrama que representa o fluxo da leitura de um artigo científico.

http://river-valley.tv/media/conferences/ape2010/0201-IJsbrand-Jan-Aalbersberg/