sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Projeto Competência em Informação - Washington - Resultados da Pesquisa

 


O Relatório compilado pela Washington University (EUA) apresenta resultados de 560 entrevistas realizadas com alunos de graduação em 10 campi distribuídos em todos os EUA, como parte do "Project in Information Literacy (PIL)".

Os resultados sugerem que os alunos acreditam na abordagem "menos é mais" para gerenciar e controlar todos os dispositivos de TI e informações disponíveis para eles. Pouco antes das entrevistas, os entrevistados, enquanto estavam na biblioteca, verificaram suas mensagens no Facebook (13%), no gmail (11%), e acessaram cursos a distância - Moodle (9%). A maioria dos respondentes que tinha verificado suas mensagens durante a hora anterior, tinha também preparado tarefas ou tinha estudado para os cursos.  

Os entrevistados relataram que os equipamentos que mais utilizam na biblioteca são os computadores e as impressoras, mais do que qualquer outro recurso ou serviço da biblioteca. Mais da metade da amostra considerada (58%) utiliza laptop pessoal e um navegador da Web e, em menor medida, um aplicativo de processamento de textos durante a execução de suas atividades. A maioria dos estudantes estava pesquisando um ou dois sites no momento das entrevistas, mas houve pouca sobreposição entre os sites que eles estavam usando, o que indica que consultavam diferentes sites entre eles. A grande maioria dos entrevistados pode ser classificado como usuários "light" de tecnologia, ou seja, os alunos que usam um ou dois dispositivos de TI para apoiar uma ou duas atividades primárias de estudo e atividade.
 
A teoria subjacente ao estudo apoia-se no questionamento sobre como o uso da tecnologia pode ser influenciada pela localidade (ou seja, a biblioteca do campus) e as circunstâncias de uso (isto é, tempo de crise, momento de provas de final de semestre).
Outros resultados indicam que:

A maioria considera a biblioteca um porto seguro de distração diária. Muitos dos inquiridos disseram ter usado mais os equipamentos (39%) da biblioteca, tais como computadores e impressoras, que qualquer outra coisa, incluindo as bases de dados de pesquisa (11%), livros da biblioteca (9%), serviço de referência presencial (5%), e / ou referência on-line (2%).

65% dos entrevistados afirmaram que já tinham utilizado as redes sociais em algum momento, tais como Facebook, online forums, Twitter, ou YouTube. 

São feitas recomendações como em todo para professores, bibliotecários, administradores de ensino superior, editoras comerciais. Os resultados podem melhorar as atividades pedagógicas para universitários do século 21.
Para acesso ao texto integral do Relatório, acesse: