segunda-feira, 23 de julho de 2012

Declaração de Moscow sobre Competência Info-Midiática


Em junho passado, durante a International Conference Media and Information Literacy for Knowledge Societies (Conferência Internacional de Competência Informacional e Midiática nas Sociedades do Conhecimento), foi referendada a Declaração de Moscow.

Entre seus pontos principais, destacam-se: 
 
1. A Competência em Media e Informação (ou Media and Information Literacy - MIL) é um pré-requisito para o desenvolvimento sustentável e  aberto das Sociedades do Conhecimento plurais, inclusivas e participativas, que agregam as instituições, organizações, comunidades e indivíduos que as compõem.
 
2. A Competência Info-midiática (CIM) é definida como uma combinação de conhecimentos, atitudes, habilidades e práticas necessárias para acessar, analisar, avaliar, usar, produzir e comunicar informação e conhecimento de maneira criativa e ética, com respeito aos direitos humanos e às leis.  
 
3. Os indivíduos info-mídia competentes ( alfabetizados em mídia e em informação ) podem usar diversos meios, fontes de informação e canais em sua vida privada, vida profissional e pública. Eles sabem quando e quais informações eles precisam, para que, onde e como obtê-loas. Eles entendem que criou essas informações e porque, assim como compreendem os papéis, responsabilidades e funções dos meios de comunicação, fornecedores de informação e instituições de memória. Eles podem analisar informações, mensagens, crenças e valores transmitidas através da mídia e por qualquer tipo de produtores de conteúdo, e podem validar as informações encontradas com base em critérios contextualizados. 

4. A competência info-midiática estende-se para além da informação e das tecnologias de comunicação para abranger o aprendizado, o pensamento crítico e habilidades de interpretação que atravessam e vão além das fronteiras profissionais, educacionais e sociais. MIL (CIM) aborda todos os tipos de mídia (oral, impressão, analógica e digital) e todas as formas e formatos de recursos.
 
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