Competência em informação para bibliotecários - FEBAB - inscrições abertas.
Período do Curso: 12 de maio a 11 de julho de 2014
Prof. Dra Elizabeth Adriana Dudziak
Plataforma Moodle
Carga horária: 50 horas
Inscrições on-line abertas - http://febab.org.br/?page_id=838
Apresentação do curso
Hoje, mais do que nunca, os profissionais da informação (como o bibliotecário, o analista de informações e o documentalista), necessitam ser competentes em informação. Isto significa ser um expert no domínio de habilidades, conhecimentos e atitudes que capacitam o indivíduo a lidar com a totalidade do ciclo informacional. Além disso, cabe ao profissional da informação promover meios e implementar ações educacionais que tornem crianças, adolescentes e adultos competentes em informação.
Ementa
Apresenta o conceito de competência em informação (information literacy) e suas nuances, assim como proporciona uma oportunidade de reflexão e modificação da visão que o profissional da informação tem de sua própria atuação. Inclui: origem e evolução do conceito, características e componentes, modelos de processos e paradigmas, bases pedagógicas da educação voltada à competência informacional, atuação do profissional da informação e procedimentos para aprimoramento de sua própria competência em informação.
Objetivo
Aprimorar conhecimentos, habilidades e atitudes relacionados à competência em informação. Os eixos teóricos baseiam-se numa visão sócio-construtivista que
leva em conta a formação do bibliotecário - profissional competente em
informação - como resultante de um processo que relaciona teoria e
prática.
A
cada aula o aluno é avaliado. O foco é o processo de aprendizagem. Atividades
orientadas são solicitadas na forma de confecção de pequenos textos/resenhas sobre os
temas e/ou pesquisas específicas a serem realizadas na internet. Recomenda-se
que antes de executá-las, o aluno reforce as leituras a partir dos conteúdos
das aulas e dos textos indicados. A frequência de participação nos fóruns com
temas ligados às aulas e chats semanais também é considerada
Conteúdo programático
Módulo 1 – O significado da competência em informação
Aula 1 – Introdução ao conceito de competência
Aula 2 – Origem e conceituação da competência em informação
Aula 3 – Componentes da competência em informação
Aula 1 – Introdução ao conceito de competência
Aula 2 – Origem e conceituação da competência em informação
Aula 3 – Componentes da competência em informação
Módulo 2 – Implementando ações voltadas à competência em informação
Aula 4 – A atuação do profissional da informação
Aula 5 – Como aprimorar sua competência em informação
Aula 6 – Bases pedagógicas e didáticas
Aula 4 – A atuação do profissional da informação
Aula 5 – Como aprimorar sua competência em informação
Aula 6 – Bases pedagógicas e didáticas
Base conceitual
O curso foi elaborado a partir de referenciais teóricos e práticos internacionalmente reconhecidos e divulgados a partir da IFLA e da UNESCO.
Mini-currículo
Graduação em Biblioteconomia – 1984 (Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo).
Mestrado em Ciência da Informação – 2001 (Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo) com a dissertação “Information literacy e o papel educacional das bibliotecas”.
Doutorado em Engenharia de Produção – 2007 (Escola Politécnica, Universidade de São Paulo), com a tese “Lei de inovação e pesquisa acadêmica”.
Atualmente é Professora titular da UNIP no Instituto de Ciências Humanas e também atua no Departamento Técnico do Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo. Pesquisa o tema da competência em informação (information literacy) desde 2000.