segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

DECLARAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS BIBLIOTECÁRIOS ESCOLARES

Declaração Política NFIL
Fórum Nacional de Competência em Informação (NFIL)

DECLARAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS BIBLIOTECÁRIOS ESCOLARES CERTIFICADOS



11 de dezembro de 2014

Em termos gerais, o documento destaca que, para serem bem sucedidos na faculdade e em uma carreira, os alunos do nível médio devem ter uma capacidade avançada para encontrar, usar e comunicar informações em vários contextos. No entanto, muitos empregadores  e faculdades denunciam a falta de habilidades do século 21 relacionadas à competência em informação, tanto em novos funcionários quanto alunos do primeiro ano. Esse déficit gera um grande custo que acaba por demandar programas de orientação e de remediação, enquanto o ensino fundamental e médio é que devem ser o locus para o progressivo desenvolvimento dessas habilidades. Os bibliotecários escolares são os mais qualificados para uma parceria com os professores de sala de aula para cultivar esses conhecimentos, habilidades e atitudes nos alunos; professores não aprendem como ensinar essas competências durante seus programas de formação.

Nas escolas do século 21, a biblioteca escolar é um espaço coletivo físico e virtual de aprendizagem onde a leitura, a investigação, a descoberta, o pensamento, a imaginação e a criatividade são fundamentais para os alunos em sua jornada da informação ao conhecimento, e para o seu crescimento pessoal, social e cultural. Cerca de 60 anos de investigação internacional agora documenta a biblioteca escolar como uma parte essencial da educação contemporânea.

No atual cenário, os centros de mídia nas bibliotecas têm sido um destaque. Os alunos não podem aprender a encontrar e utilizar informações de forma eficaz e se envolver na aprendizagem ao longo da vida, se eles não têm a orientação profissional e recursos para aprender isso durante o processo educacional formal. Especialmente notável é que a competência em informação é um equalizador para estudantes advindos de meios desfavorecidos.

Portanto, o Fórum Nacional de Competência em Informação (NFIL) afirma que todos os alunos devem ter formação progressiva e integrada aos temas escolares em competência de informação, situação que é favorecida pela liderança de bibliotecários escolares e a manutenção de uma infraestrutura adequada na biblioteca escolar. Todos os professores devem trabalhar com um bibliotecário escolar contratado em tempo integral, certificado ou licenciado, como parceiro no ensino e aprendizagem a partir de uma utilização eficaz de informações-chave para a aprendizagem ao longo da vida. A NFIL apoia fortemente a legislação sobre o financiamento adequado para recursos e profissionais qualificados que atuem em bibliotecas escolares e uma política que irá incutir a competência  em informação em todos os membros da sociedade.