Declaração Política NFIL
Fórum Nacional de Competência em
Informação (NFIL)
DECLARAÇÃO SOBRE A
IMPORTÂNCIA DOS BIBLIOTECÁRIOS ESCOLARES CERTIFICADOS
11 de dezembro de 2014
Em termos gerais, o documento destaca que, para serem bem sucedidos na faculdade e em uma carreira, os alunos
do nível médio devem ter uma capacidade avançada para encontrar, usar e
comunicar informações em vários contextos. No entanto, muitos empregadores e faculdades denunciam a falta de habilidades
do século 21 relacionadas à competência em informação, tanto em novos
funcionários quanto alunos do primeiro ano. Esse déficit gera um grande custo
que acaba por demandar programas de orientação e de remediação, enquanto o ensino
fundamental e médio é que devem ser o locus para o progressivo desenvolvimento
dessas habilidades. Os bibliotecários escolares são os mais qualificados para
uma parceria com os professores de sala de aula para cultivar esses
conhecimentos, habilidades e atitudes nos alunos; professores não aprendem como
ensinar essas competências durante seus programas de formação.
Nas escolas do século 21, a
biblioteca escolar é um espaço coletivo físico e virtual de aprendizagem onde a
leitura, a investigação, a descoberta, o pensamento, a imaginação e a criatividade
são fundamentais para os alunos em sua jornada da informação ao conhecimento, e
para o seu crescimento pessoal, social e cultural. Cerca de 60 anos de
investigação internacional agora documenta a biblioteca escolar como uma parte
essencial da educação contemporânea.
No atual cenário, os centros de
mídia nas bibliotecas têm sido um destaque. Os alunos não podem aprender a
encontrar e utilizar informações de forma eficaz e se envolver na aprendizagem
ao longo da vida, se eles não têm a orientação profissional e recursos para
aprender isso durante o processo educacional formal. Especialmente notável é
que a competência em informação é um equalizador para estudantes advindos de
meios desfavorecidos.
Portanto, o Fórum Nacional de
Competência em Informação (NFIL) afirma que todos os alunos devem ter formação progressiva
e integrada aos temas escolares em competência de informação, situação que é
favorecida pela liderança de bibliotecários escolares e a manutenção de uma infraestrutura
adequada na biblioteca escolar. Todos os professores devem trabalhar com um bibliotecário
escolar contratado em tempo integral, certificado ou licenciado, como parceiro no
ensino e aprendizagem a partir de uma utilização eficaz de informações-chave
para a aprendizagem ao longo da vida. A NFIL apoia fortemente a legislação sobre o financiamento adequado para recursos e profissionais qualificados que
atuem em bibliotecas escolares e uma política que irá incutir a competência em informação em todos os membros da
sociedade.
Acesse o texto original em: http://infolit.org/nfil-policy-statement-school-librarians/