RESUMO
Atualmente, tem-se enfocado, no
âmbito das pesquisas científicas, a responsabilidade social do bibliotecário em
sua atuação frente à sociedade da informação. Nesse contexto, compreende-se que a formação desse
profissional deve abarcar conteúdos que enfoquem o seu papel social, sobretudo
no que concerne às questões referentes à Competência Informacional, dado que o
bibliotecário tem sido apontado como o responsável por promover, implementar e desenvolver
programas desta natureza nas instituições de ensino. A presente investigação teve
como objetivo analisar como a Competência Informacional e os conteúdos de
formação pedagógica têm sido abordados nos cursos Biblioteconomia no Brasil e
de Informação e Documentação na Espanha, caracterizando-se como uma pesquisa de
cunho exploratório, documental e comparativo, realizando-se a análise dos
currículos, dos planos de ensino e de entrevistas com professores que ministram
a disciplina acerca do tema. Deste modo, a análise dos resultados foi realizada
tanto de forma qualitativa como quantitativa. Como resultados, no Brasil,
constatou-se que há 10 disciplinas de Competência Informacional, sendo que sete
são de caráter obrigatório e três são optativas; a nomenclatura mais utilizada
é Competência Informacional. Na Espanha, quatro são optativas e uma de formação
básica; há uma normatização quanto ao uso do termo alfabetização em informação
ou alfabetização informacional. O conteúdo da maioria das disciplinas que
abordam o tema inclui o conceito, os programas, os locais de aprendizagem e o
papel educacional do bibliotecário, considerando-se que poucos cursos de
Biblioteconomia possuem disciplinas de didática ou da área de educação que
possibilitam aos alunos compreenderem o sistema de ensino, sua forma de
organização, suas teorias de aprendizagem. No âmbito espanhol, não são
oferecidas disciplinas da área de educação. Entretanto, os alunos têm a opção
de cursá-la como disciplina optativa em outros cursos. Considera-se que alguns
cursos de Biblioteconomia e de Informação e Documentação têm voltado seu olhar
para a Competência Informacional, com a inserção de disciplinas que abordem a
temática em seus currículos. Entretanto, no âmbito espanhol, a maioria destas
disciplinas é de caráter optativo, o que contrasta com a realidade do país, uma
vez que, existe considerável aceitação acerca do tema por parte da classe bibliotecária
e por haver programas desta natureza em variadas instituições de ensino superior.
No Brasil, a maioria das disciplinas de Competência Informacional é de caráter obrigatório.
Esse fato pode ser considerado um importante avanço nesta área, observando-se que
o tema é relativamente recente neste contexto, ainda que poucos cursos a ela
tenham aderido até o presente momento. Porém, há outras disciplinas que também
citam ou abordam o tema de forma significativa. Desta maneira, acredita-se que
a Competência Informacional vem ganhando cada vez mais espaço, tanto no Brasil
quanto na Espanha, mesmo que possuam algumas divergências.