quinta-feira, 2 de abril de 2015

Vídeo de Paul Zurkowski sobre Information Literacy



Nesta apresentação de vídeo realizada em 2014, Paul G. Zurkowski, responsável pela criação do termo information literacy em 1974, propõe o termo "Action Literacy" - a ação alfabetização. 

De acordo com Zurkowski, a Ação Alfabetização tenta preencher a lacuna entre a Competência em Informação Acadêmica e a necessidade do público em geral de ser capaz de navegar em um ambiente sobrecarregado de informações.

Zurkowski acredita que o público em geral em todo o mundo está precisando de capacitação para o desenvolvimento da competência em informação para que possa responder adequadamente às questões críticas tais como a segurança do emprego, os desafios da comunidade local, as preocupações de saúde e as questões educacionais. 

Ele também está muito preocupado com a corrupção crescente, a desconfiança pública, injustiça e desigualdade refletidas em muitas das democracias de hoje.

Como resultado, o Sr. Zurkowski estabeleceu de uma coalizão de ações dedicada à divulgação da competência em informação em âmbito mundial.